Facebook – Varios tipos de Dependências Comportamentais


Fonte Imagem by: i2mag

Não fiz nenhum estudo nem me baseei em nenhum artigo em especifico. Simplesmente me baseei na minha experiência e visão pessoal.

Num determinado momento comecei analisar o comportamento dos meus amigos e o meu próprio comportamento e conduta que tinha e tenho no meu perfil do fb.

Para quem não saiba existe uma nova doença que se da o nome de  Facebook Addiction Disorder. Resumindo, os sintomas manifestam-se de varias maneiras e acaba por ser como uma droga. Analise o seu próprio comportamento… poderá ser um deles!

sinopse: Comportamentos ditos Normais ou nem por isso …

Image fonte: psicologiafree.com

…”Conseguir diferenciar a normalidade da “anormalidade” é dos problemas mais comuns e frequentes das ciências médicas e humanas.

Desde muito cedo, principalmente na psicologia e na psiquiatria, um dos maiores problemas foi delimitar a fronteira entre o “normal” e o “patológico”, ou seja, “saúde mental” de “doença mental”. Os limites e fronteiras do “normal” ao contrário do que se pensa não são fixos e imoveis, mas extremamente flexíveis”…(texto de Jorge Elói)

Este pequeno texto diz tudo, ou seja, o que para mim possa ser um comportamento “normal”, poderá para outros ser compreendido como “anormal” ou vise-versa…

 

Destaco o que para mim são comportamentos “normais” e os que aparentemente poderão ser considerados “anormais” na forma como se interage nas redes sociais…

 

 

Image fonte: linhaaberta.com

 

-> Exibicionismo Positivo e Autónomo:

Muitos utilizam as Redes Sociais para se exibirem e se mostrarem… Normalmente são pessoas muito sociáveis, com o seu ego e super ego muito altos… Fazem-nos para mostrarem o quanto se divertem, o quanto são giros e como estão bem com a vida e claro dar um pouco de inveja aos seus friends ;). Exibindo fotos (selfies) com um grupo de amigos, mostrando os locais onde estão ou estiveram como, em festas, eventos, concertos, praia, discotecas, bares, ou simplesmente, exibem momentos de lazer que desfrutam na rua ou nas suas casas…

Conclusão Pessoal:

-Por muito que alguém não goste deste tipo de comportamento… pode se considerar normal tal conduta! Principalmente porque não deixam que uma rede social interfira com o seu dia a dia… Apenas interagem grande parte do tempo com o seu Smartphone e acabam por mostrar, exibir como é o seu dia-a-dia… e dessa forma conseguem viverem sem estar dependentes do Facebook! Simplesmente alimentam-se,  ainda mais o seu ego com a partilha e interacção dos likes e comentários que serão feitos nas redes sociais…

-> Comportamentos e Dependências Negativas e Emocionais:

fonte image: elespejodiario.com

Por outro lado existe o negro e a parte menos positiva das redes sociais… Derivado à própria e frágil, incompleta educação ou traumas que tiveram… E a sua própria Auto-estima estar em baixo… Acabam por se reflectir em determinados comportamentos e condutas no Facebook!

Como disse no inicio deste post, tenho vindo analisar alguns comportamentos dos meus friend’s do Facebook.

Exemplo:

Comportamentos do género:

– “Hoje to doente”…

– “Deixei queimar o arroz”…

– “vou ao wc, já volto”…

– “identificar muita gente numa imagem e publica las com alguma frequência nos perfis correspondentes”….

– “ter a preocupação de tirar fotos sozinha em fato de banho, ou fazendo varias poses, mostrando as formas do seu corpo”…

– “publicar muitas musicas em segundos”… (se termos em conta que cada musica tem entre 3 a 4 minutos de duração, significa que a preocupação não é ouvir a musica, mas sim apenas partilha la)…

– ” fazerem inúmeras publicações diárias”… (chegando a mais de 20 ou 30 por dia)

Conclusão Pessoal:

Exemplos a cima referidos, são comportamentos de pessoas que procuram de alguma forma, desesperada diria, de atenção, carinho, amor… nem que seja um simples, comentário, ou de um like, mesmo que venha de alguém que nem conheça… São sinais de depressão, ou, com a auto estima em baixo, pessoas que tenham dificuldade em ser sociáveis… Se tem esses tipo de comportamento, tente desligar-se do facebook e interaja mais na vida real do que na vida virtual…

About 〢Inspiration Links〢

Sou um curioso no mundo Cibernauta. Criei um Blog que serve essencialmente como uma agenda electrónica pessoal e simultaneamente para todos Vós! O Titulo do Blog inicialmente chamava-se "Jerrymoz"... Decidi alterar e actualmente chama-se "Inspiration Links", acaba por ser uma compilação de links e Dicas Interessantes, como: Aplicações; Softwares; Tutoriais; Noticias, enfim um pouco de tudo. :)

Posted on Agosto 25, 2014, in Conversas Soltas, Dicas, FaceBook and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Muito bom este artigo. Acho que esta muito certo…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: